Introdução Alimentar | Pediu Bebê

Introdução Alimentar

Publicado: 02/07/2018

Como mãe de primeira viagem, essa era uma das maiores dúvidas que eu tinha “como e quando é feita a introdução alimentar da minha filha”.  



Confira a categoria de alimentação e compre pelo site da Pediu Bebê.


Hoje, a orientação dada pela maioria dos pediatras é que deve-se iniciar a introdução dos alimentos com 6 meses. Antigamente (conforme Manual de Nutrologia e estudos), a recomendação era iniciar a introdução aos 4 meses e infelizmente muitos profissionais não respeitam essas importantes mudanças devido à falta de informação (atualização) e ao desespero das mamães voltarem ao trabalho.

 

Veja algumas razões por que esperar 6 meses para alimentar seu bebê:

 

1º - O intestino do bebe precisa estar desenvolvido

 

Nos primeiros meses do bebe o intestino do bebe é imaturo e está em desenvolvimento do sistema de filtração (no qual o corpo filtra as substancias potencialmente perigosas, permitindo apenas os nutrientes saudáveis). Com 4 a 6 meses, o intestino do bebê passa por um processo chamado fechamento, onde o intestino decide o que pode ou não passar. Por volta de 6 a 7 meses de idade, os intestinos do bebe estão maduros e desenvolvidos capazes de filtrar as substâncias ofensivas. Para bebês que tem o histórico de alergia alimentar na família, essa espera é muito importante para o não desenvolvimento da mesma.

 

2º - Os chamados “reflexo de propulsão da língua”

 

Nos primeiros 4 meses de vida, a língua do bebê tem um reflexo de propulsão para proteger os bebes contra engasgos. Qualquer alimento sólido que seja dado antes dos 6 meses, automaticamente a língua do bebê empurra para fora e não para dentro.

 

3º -  O mecanismo de engolir do bebe não estão prontos para funcionar

 

O bebe ainda não tem controle da mastigação e a direção de engolir. Por isso, após 6 meses o bebe desenvolve a habilidade de mover a comida do começo da boca para o fundo. A língua e os mecanismos de engolir estarão prontos para funcionar.

 

4º - É preciso que o bebê seja capaz de sentar

 

Para a introdução alimentar dos bebês a melhor posição recomendada é sentado no cadeirão de comer. Dar comidas para o bebê na posição de mamar, além de não ser adequado, o seu pequeno vai achar que está recebendo leite e vai rejeitar a comida.

 

5º - Bebês novos não são capazes de mastigar

 

É raro os dentinhos aparecerem antes dos 7 meses de idade. Outra evidencia é que bebes muito novinhos são designados para sugar e não mastigar. Nos estágios pré-dentes, entre 4-6 meses, bebês tendem a babar, e a saliva que ele baba é rica em enzimas, que ajudarão a digerir as comidas sólidas que virão em breve.

 

6º - Bebês com mais de 6 meses adoram imitar os papais

 

Eles ficam de olho nos papais e gostam de imitar em tudo. Então, se eles veem você comendo um legume e desfrutar com isso, eles vão pegar o garfinho e tentar fazer a mesma coisa. Dê o exemplo porque vale a pena!


ENTÃO PORQUE DEVEMOS ESPERAR 6 MESES PARA DAR ALIMENTOS PARA O BEBÊ?


Por que  além de não existir pressa,  existem razões médicas. Esperar com calma pode ser essencial justamente para o sucesso da Introdução Alimentar.

Não tenha pressa, seu bebê terá uma vida inteira para gostar de comer  e aprender a comer de  uma forma saudável e feliz. O momento de descoberta  de novos sabores e possibilidades de alimentação deve ser  uma experiência  agradável para o bebê  e ela não não será agradável se  ele não estiver preparado para isso.


 

Por: Ana Luiza Magalhães, mãe da Maria Luiza (1 ano e 10 meses) e Sócia Proprietária da Pediu Bebê.

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.


Voltar