Como Armazenar o Leite Materno? | Pediu Bebê

Como Armazenar o Leite Materno?

Publicado: 17/07/2018

Vamos falar de um assunto que gosto muito, amamentação.

Aproveita e Confira a categoria de amamentação e compre pelo site.


Esse é um assunto que gera muitas dúvidas nas mamães, principalmente as de primeira viagem (como eu). Amamentei a minha filha até 11 meses de idade, sendo com complementação a partir dos 8 meses...enfim! Tive que ficar “fera” no assunto de como armazenar o leite materno de forma correta, até porque precisei voltar ao trabalho.

 

Aí vai algumas dicas para as gestantes e recentes mamães que amamentam e não sabem como armazenar o leite materno de forma correta. Principalmente para as mamães que vão começar a trabalhar (e gostariam de continuar amamentando), e para as mamães que precisam se ausentar de casa por um período e vão deixar o bebê por algumas horas.

 

Como armazenar o leite materno depois de retira-lo?

 

Algumas bombinhas já veem com recipiente especiais para o congelamento e armazenamento do leite materno. Mas, você pode também armazenara-lo em mamadeiras comuns esterilizadas, desde que elas tenham uma tampa que vede bem. Ou então, pode ser armazenado em recipiente de vidro com tampa de plástico (livre de BPA e também esterilizado), ou, em sacos próprios (em breve, disponíveis aqui na Pediu Bebê) para armazenar o leite).

 

Como esterilizar o recipiente onde vai ficar o leite materno?

 

A melhor maneira é esterilizar o potinho ou a mamadeira onde o leite materno vai ser guardado é fervendo por 15 minutos, ou usando esterilizadores específicos no micro-ondas.

 

Franz Novak, chefe do banco de leite humano do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), explica que esse método não chega a ser uma esterilização industrial ou profissional, mas é eficaz para o armazenamento do leite em casa. 

É importante secar os potinhos naturalmente, de boca para baixo em cima de uma toalha limpinha. Ou em algum pote maior com tampa. Só depois que o recipiente tiver esfriado é que se pode colocar o leite materno dentro dele.

Quanto tempo o leite materno pode ficar em temperatura ambiente?

 

O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas. É só a partir desse tempo que existe o risco de micróbios crescerem no leite e fazerem mal ao bebê. 
O tempo de duas horas também vale para a mamada. Se o bebê começou a tomar o leite materno fora do peito às 8h, mas não tomou tudo, esse leite ainda pode ser usado até as 10h.



E quanto tempo posso deixar o leite materno na geladeira, sem precisar congelar?

 

Na geladeira, segundo os padrões determinados pelos especialistas da Rede de Bancos de Leite Humano, o leite materno pode ser guardado por no máximo 12 horas, para garantir que não seja contaminado. Para mais tempo do que isso, o melhor é congelar o leite. 



Para guardar o leite na geladeira, use a prateleira de cima, que é a mais fria, e nunca guarde o recipiente de leite na porta do aparelho. 



Procure deixar o recipiente com leite longe de outros alimentos crus, como verduras e carnes.

Como faço para congelar o leite?

 

Você pode guardar o leite no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de 10 graus negativos. Essa é a recomendação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. 

 

Outras fontes internacionais, como a La Leche League, falam em mais tempo mas os especialistas brasileiros são firmes em recomendar apenas os 15 dias como prazo seguro para o estoque doméstico. 

 

Não encha o recipiente até a boca. Deixe pelo menos 2 centímetros de espaço até a borda da mamadeira ou do recipiente, porque todo líquido "incha" depois de congelado. 

 

Antes de congelar, anote numa etiqueta a data do congelamento. Você pode ir preenchendo o mesmo recipiente até ele encher, com várias "tiradas" de leite, mas aí a data de validade do leite vai ser a da primeira ordenha. 

Use outro recipiente (o da bombinha ou um copo de vidro, no caso de ordenha manual) para tirar o leite, e só abra o pote com o leite congelado na hora de guardar o leite novo.

Como faço para descongelar o leite e oferecer à criança?

 

O melhor jeito de descongelar o leite é colocando o recipiente com o leite dentro de um pote maior com água morna (na temperatura do banho de bebê).

O micro-ondas não é aconselhável porque existe a possibilidade de algumas propriedades do leite se perderem no processo de aquecimento. 

O leite materno nunca pode ser fervido nem esquentado diretamente. Também não se deve descongelá-lo em banho-maria com água fervente, pelo mesmo motivo: os benefícios do leite podem se perder pelo aquecimento excessivo.

Não é recomendado que se recongele o leite materno, uma vez descongelado. Use-o imediatamente e descarte o que sobrar.

 

Uma boa amamentação! Esperamos que tenha gostado das dicas.

 

Por: Ana Luiza Magalhães, mãe da Maria Luiza (1 ano e 11 meses)  e Sócia Proprietária da Pediu Bebê.

As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Fotos Ilustrativas

Voltar