A Temperatura Da Água do Banho do Bebê | Pediu Bebê

A Temperatura Da Água do Banho do Bebê

Publicado: 30/07/2018

A hora do banho chegou! Essa tarefa pode ser muito gostosa, mas é preciso prestar atenção nas dicas de segurança do seu bebê.  

Aproveita e Confira a categoria Banho e compre pelo site.

 

Uma das dicas que vamos falar aqui é sobre a temperatura da água do banho do bebê. Será que a água está boa? Ou está quente demais?  Tive e tenho essa dúvida até hoje rsrsrs. Claro que quando o bebê é recém-nascido a atenção é dobrada, pois a alta temperatura pode causar queimaduras. 

Vamos listar algumas recomendações importantes sobre a temperatura e até mesmo a quantidade de água na banheira. Esperamos que esse texto facilite o trabalho das mamães que nos seguem e evite colocar o seu bebê em risco.

 

A temperatura da água é um fator muito importante. Crianças se queimam a temperaturas menores do que adultos por causa da pele mais fina e do tamanho da massa corporal. Por isso, existem termômetros (uso desde o início) próprios para medir a temperatura da água. Para quem não tem um, a dica é colocar a parte inferior do antebraço – aquela onde a pele é mais macia - e sentir se a temperatura da água está morna. A temperatura deve se ajustar à estação do ano, mas a recomendação é que ela esteja morna e não quente. Ela pode variar entre 35, 37 graus, sendo mais quente no inverno e mais fria no verão.

 

Outra dica importante é não colocar o bebê na banheira enquanto estiver enchendo, pois, a temperatura da água pode mudar e você pode se enganar na profundidade. No caso de usar um misturador para encher a banheira, primeiro deve ser colocada a água fria e depois a quente, até atingir a temperatura ideal e não correr o risco de queimar o bebê. É importante misturar bem as águas por toda a banheira!

 

Não é preciso encher demais a banheira, mas se você colocar pouca água ela vai esfriar rapidamente. O ideal é que haja água suficiente para o bebê flutuar. Uma boa medida é que o nível da água bata no umbigo da criança. Para recém-nascidos e bebês de até 6 meses, coloque cerca de 13 centímetros de água (mais ou menos oito dedos), ou o suficiente para acomodar o bebê com água até os ombros. Muitas vezes o bebê chora no banho porque não está coberto o suficiente com água, e fica com frio. Se o bebê já ficar sentado, nunca o coloque com água acima da linha da cintura (na posição sentada).

 

A última e mais importante das dicas é: nunca, jamais deixe seu bebê sozinho no banho, nem por um segundo (é uma coisa tão importante que até colocamos duas vezes na lista). Um bebê pode se afogar em 2 centímetros de água - e em menos de 60 segundos.

Mais uma vez, espero que gostem!

 

 Por: Ana Luiza Magalhães, mãe da Maria Luiza ( 1 ano e 11 meses) e Sócia Proprietária da Pediu Bebê.

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Voltar